A implementação da Política da Qualidade e Segurança Alimentar na Empresa Sociedade de Águas de Moçambique, Lda. (Unidade Fabril de Namaacha) assenta em valores da integridade e lealdade empresariais, e em elevados padrões éticos: honestidade, confiança e transparência relativamente às pessoas e à legislação vigente.

Para tal, nos últimos anos, a Empresa tem procedido a grandes e contínuos investimentos, na aquisição e modernização de todos os seus equipamentos tecnológicos, bem como nas estruturas necessárias para a realização dos processos associados ao Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar implementado e, o consequente recrutamento de recursos humanos especializados.

A empresa desenvolve ações que permitem assegurar o cumprimento dos requisitos e expectativas dos seus Clientes, com os quais mantém uma relação estreita e transparente. Neste sentido definiu e implementou a Política da Qualidade e Segurança Alimentar que se encontra assente nos seguintes compromissos:

  1. Qualificar e avaliar periodicamente os Fornecedores e exigir rigor na qualidade dos produtos fornecidos. Manter uma boa comunicação visando uma parceria sólida, tendo com vista a melhoria;
  2. Assegurar a formação adequada aos Colaboradores, de forma a desenvolverem as suas competências e enriquecer o conhecimento para um desempenho eficaz, motivado e responsável das suas atividades;
  3. Assumir uma atitude ambientalmente responsável, sobretudo no âmbito da utilização racional e sustentável de matérias-primas subsidiárias e de consumo, de recursos naturais e energéticos, bem como do tratamento de resíduos resultantes da atividade;
  4. Apostar no desenvolvimento tecnológico e na melhoria dos processos, de forma a fazer face às alterações e evoluções do mercado, alcançando uma maior satisfação das espectativas e necessidades dos Clientes;
  5. Avaliar e promover a satisfação dos Clientes;
  6. Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar de modo a assegurar a realização de produtos em conformidade com os procedimentos estabelecidos, a cumprirem os requisitos legais vigentes e os requisitos contratuais assumidos com os Clientes;
  7. Uma água de qualidade, resultado da conjugação de dois factores:
    1. A qualidade da água;
    2. O rigor do processo de produção;

      Exemplares instalações industriais, linhas de enchimento equipadas com mais recentes modernos equipamentos de enchimento e controlo de qualidade. Laboratórios próprios (Microbiologia e Físico-Química), totalmente aptos para realizar qualquer análise a um conjunto alargado de parâmetros de controlo de qualidade da água e controlo rigoroso das Normas HACCP (Hazard Analysis and Critical Points);

  8. Assegurar a identificação, avaliação e controlo de perigos e riscos relacionados com a Segurança Alimentar, obedecendo aos requisitos estipulados pela metodologia HACCP bem como, pela regulamentação vigente e o Codex Alimentarius;
  9. Gerir, optimizar e rever periodicamente o Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar por forma a assegurar a viabilidade e o sucesso económico. Promovendo uma melhoria contínua da organização, de modo a acrescentar valor aos processos, tendo presente que é sempre possível melhorar;
  10. Valorização das pessoas como o seu maior recurso. O sucesso da empresa está nos seus Colaboradores, Fornecedores e Clientes garantindo uma comunicação eficiente em questões relacionadas com a qualidade e segurança alimentar.

 

A administração da Sociedade de Águas de Moçambique, Lda. promove a divulgação interna da Política da Qualidade e Segurança Alimentar de modo a que todos os Colaboradores sintam a responsabilidade e o impacto das suas tarefas no Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar. As suas formas de divulgação traduzem-se essencialmente:

  • No acesso ao Manual da Qualidade e Segurança Alimentar;
  • Na afixação da Política da Qualidade e Segurança Alimentar em local visível aos Colaboradores.

De igual modo, a Administração assegura a comunicação da Política da Qualidade e Segurança Alimentar e das diretrizes nelas contidas, a todas as partes externas interessadas, em cartaz exposto na recepção da Empresa e no site da Internet. A administração assume o compromisso de gerar as condições administrativas e técnicas para implementá-la, mantê-la e atualizá-la quando necessário.

PL02 R1